top of page
  • Foto do escritorRedação Bisbi Regional

Em União da Vitória, governador Ratinho Junior anuncia pacote para auxílio às vítimas de enchentes

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste sábado (21) uma série de medidas voltadas às vítimas das fortes chuvas durante visita ao município de União da Vitória, no Sul do Estado. As ações envolvem desconto na tarifa de água, suspensão do corte do abastecimento que se somam a outras já realizadas pelo Estado, como doação de alimentos e crédito para reconstrução das cidades.



Ratinho Junior destacou o trabalho feito pelas equipes da Defesa Civil para retirada das pessoas de suas casas antes da água chegar. “Essa é uma visita de solidariedade à população de União da Vitória. Desde o começo estamos com a equipe da prefeitura, Defesa Civil, e Segurança Pública. Nós ampliamos as equipes antes mesmo de as chuvas começarem a encher o rio. Em um primeiro momento conseguimos tirar as pessoas de suas casas e, em seguida, estamos mandando o necessário para elas continuarem as suas vidas”, disse Ratinho Junior.


“É um momento de muita tristeza por vermos as famílias fora de suas casas, mas também de muito conforto e alegria para o coração de vermos que, quando o Estado está com alguma dificuldade o povo se une para se ajudar”, ressaltou o governador.


Entre as medidas adotadas pela Sanepar estão a suspensão do corte de água para residências e comércios afetados pela chuva e que estejam cadastrados pela Defesa Civil; a redução do valor de pagamento da tarifa de água, com o valor simbólico de R$ 1 nos próximos dois meses para as famílias afetadas; fornecimento de água envasada potável para atendimento à população; além do auxílio na limpeza de vias públicas com caminhão hidrojato. O objetivo é minimizar as perdas das comunidades atingidas pela enchente.


O Governo também está estudando, junto à Secretaria da Fazenda, a postergação do pagamento de ICMS por parte das empresas afetadas pelas enchentes, e também com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para analisar as possibilidades de parcerias para construção de moradias.


Ratinho Junior também afirmou que será criado um Grupo de Trabalho junto a diversos órgãos estaduais e prefeitura para verificar quais medidas podem ser adotadas no futuro para evitar enchentes de grandes proporções como esta.

Comments


Opinião

bottom of page